
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Sem medo de errar
Para realizar a pesquisa, Luiza deve: primeiro, elaborar o referido projeto de pesquisa; depois, encaminhar o projeto para o Comitê de Ética e Pesquisa da instituição; após a sua aprovação, a qual, muitas vezes, pode acontecer por meio da solicitação de algumas alterações no projeto, ela pode iniciar a coleta de dados. Neste caso, todos os dados que ela coletou inicialmente, sem ter submetido o projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa, não poderão ser utilizados.
Avançando na prática
Nutrição e cuidados paliativos
Heitor é nutricionista em uma clínica de cuidados paliativos. Em uma reunião multidisciplinar com a diretoria, foi levantada a importância do nutricionista neste cuidado. Alguns membros da equipe disseram que é dispensável, uma vez que o paciente já está no fim da vida. Já Heitor se posicionou com embasamento científico. Se você estivesse no lugar dele, qual seria sua conduta?
No lugar do Heitor, é esperado que o profissional saiba defender a profissão baseado em evidências científicas e de forma ética. O nutricionista executa papel primordial nos cuidados paliativos, pois a terapia nutricional colabora para a redução dos efeitos colaterais ocasionados pelo tratamento, realizando orientações nutricionais pertinentes a estes indivíduos, além de fazer relação de vínculo entre a equipe, o paciente e seus familiares no tocante à alimentação, contribuindo, assim, para a melhora da qualidade de vida do paciente.