
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Sem medo de errar
Quando Aline perguntou o que sua irmã precisava do mercado, esta lhe disse que queria alguns alimentos lights e dietéticos, pois estava controlando a alimentação com o objetivo de perder peso. Aline deverá explicar esses conceitos para a sua irmã e também, orientá-la se esses produtos são sempre indicados para a perda de peso. Além disso, Aline deverá aconselhar sua irmã a consumir alguns produtos diferentes, com esse objetivo.
Desta forma, Aline deverá explicar para que os alimentos dietéticos (diets) são aqueles que apresentam isenção total de um de seus componentes – seja açúcar, sódio, gorduras ou proteínas, e os alimentos light são aqueles que apresentam uma redução de 25% de algum de seus componentes – açúcares, gorduras totais, colesterol ou sódio. Além disso, pela legislação eles podem apresentar uma redução de 25% do valor calórico em relação ao produto convencional.
No entanto, ser dietético ou light não significa que eles terão redução do seu valor energético, sendo importante sempre observar os rótulos desses alimentos. Aline pode aconselhar a irmã a consumir alguns alimentos integrais – ainda que com a mesma quantidade de calorias, pois por serem ricos em fibras eles auxiliam no funcionamento do intestino, na absorção de gorduras e açúcar, além de darem uma sensação de saciedade mais duradoura. Além disso, as frutas, as verduras e os legumes devem sempre fazer parte da alimentação.
Avançando na prática
Selo de certificação
Marcelo foi ao mercado para comprar banana para a sua avó, dona Maria. Ao ver a embalagem com um selo de certificação de alimentos orgânicos, a senhora acha engraçado o fato de, nos dias atuais até as frutas possuírem etiquetas e marcas e pergunta ao seu neto, o que significa o selo de certificação e quais as vantagens de consumir alimentos orgânicos. O que Marcelo deverá responder para sua avó?
Marcelo deverá explicar para sua avó que, para ter garantia de que os produtos consumidos são, de fato, orgânicos, estes devem apresentar o selo fornecido por órgão reconhecido, sob supervisão do Ministério da Agricultura. A certificação se apresenta sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto.
Em relação às vantagens do consumo de alimentos orgânicos, Marcelo poderá dizer à sua avó que uma delas é que esses alimentos, cuja produção se dá sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos, não prejudica o meio ambiente e respeita os recursos naturais, como a água e o solo.
O fato de não usar os produtos químicos torna esses alimentos mais saudáveis por serem livres de resíduos. Além disso, apesar de mais caros, os alimentos orgânicos são mais fibrosos e apresentam maior concentração de matéria seca, fazendo com que, além de serem superiores em termos de qualidade, possam também ser considerados mais nutritivos.