
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
SEM MEDO DE ERRAR
Para que você conheça a realidade do nutricionista, apresentaremos as experiências de Carla, nutricionista em uma clínica de cuidados paliativos, que está com um dilema sobre a atuação do profissional nessa prática clínica. Aluno, quais são os princípios bioéticos necessários para a atuação na prática clínica? Como o nutricionista deve realizar a assistência nutricional em uma clínica de cuidados paliativos?
Os princípios de bioética necessários para a atuação na prática clínica são todos os estudados nesta seção, ou seja, princípio da beneficência, da não-maleficência, da autonomia, da justiça e da equidade.
O nutricionista é importante na assistência nutricional no fim da vida, garantindo qualidade de vida ao paciente e aos familiares, proporcionando medidas de conforto ao assistido, por meio do suporte nutricional individualizado.
AVANÇANDO NA PRÁTICA
Ética e obesidade
A nutrição é destaque na área da saúde. O nutricionista é capacitado para fazer o diagnóstico nutricional e o tratamento da obesidade em todos os ciclos da vida (BRICARELLO; CASTRO, 2011).
Liliana atenderá um paciente com obesidade. Na primeira consulta, ele relata que procurou a nutricionista porque quer voltar ao seu peso da adolescência (aproximadamente, 30kg a menos do seu peso atual) em um mês. A profissional responde que é possível perder peso no tempo que ele estimou na consulta. A partir desse relato, analise a conduta de Liliana frente às questões éticas e dê outra sugestão de conduta, se necessário.
Liliana deve auxiliar seu paciente a ser realista em relação aos seus objetivos para redução do peso, avaliar os conflitos emocionais existentes, os quais podem interferir nos esforços para o controle do peso, e encaminhá-lo a um terapeuta.
Desenvolver a autonomia no paciente também é importante, assim como clara sobre as consequências que esse emagrecimento rápido poderá proporcionar.
Os princípios que a nutricionista deverá fazer prevalecer são: beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça.