Comentários

0%

Não pode faltar

ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Débora Nunes Martins Bueno

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Convite ao estudo  

Nesta segunda unidade, vamos conhecer o sistema circulatório, responsável por transportar vários elementos por meio de vasos de vários calibres. O sistema circulatório se divide em sistema cardiovascular e sistema linfático, assim, vamos conhecer, de maneira detalhada, as partes anatômicas e a fisiologia desses dois sistemas, além de apresentar a você as principais doenças que podem causar defeitos funcionais nesses sistemas. Com toda essa informação, você irá avançar cada vez mais no conhecimento dessa máquina fantástica que é o corpo humano.

Sendo assim, você já pensou em doar sangue? Retirar uma quantidade de sangue do nosso corpo pode nos fazer mal? Para você entender as respostas, precisará conhecer o sistema cardiovascular, que é composto de coração, vasos sanguíneos e sangue, e nesta unidade, vamos apresentar a você todos esses componentes. 
Quando doamos sangue, retiramos apenas 450 ml de sangue, o que equivale a 9% da quantidade de sangue total do corpo de uma pessoa, porém, por questão de segurança, é preciso ter, no mínimo, 50 kg para realizar a doação. O Ministério da Saúde estipula que apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade. 
E ainda, muito se fala sobre a imunidade, mas qual sistema está envolvido na defesa contra agentes invasores que tentam atacar o nosso corpo? Nesta unidade, você também vai conhecer o sistema linfático, composto de órgãos linfáticos, vasos linfáticos e linfa, que garantem a manutenção da homeostase do nosso corpo.

Então, eu convido você a vir conhecer todos esses assuntos nesta unidade. Porém, para que entenda como o sistema cardiovascular funciona, vamos estudar todas as estruturas que o compõem, os tecidos que formam cada estrutura, como ocorre o processo de circulação do sangue, o ciclo cardíaco e como o coração consegue contrair de modo independente. Além disso, vamos falar sobre pressão arterial, mecanismos de controle desse sistema e as doenças que podem levá-lo a ter um mau funcionamento. Cada tema que será abordado no estudo do sistema cardiovascular ampliará o seu entendimento de como o corpo humano funciona em repouso ou durante o exercício físico. 

Além disso, para o estudo do sistema linfático, que também será alvo desta unidade, vamos detalhar suas estruturas, função e principais doenças. 

Agora, vamos nos dedicar ao estudo da Unidade 2?

Bons estudos!

Praticar para aprender

Caro aluno, nesta seção, vamos estudar o sistema cardiovascular, e para darmos início, precisamos entender todas as estruturas que estão envolvidas com o funcionamento desse sistema. Além disso, você vai se sentir envolvido com as situações-problema expostas no decorrer da seção, pois, dessa maneira poderá compreender, de forma prática, como ele pode sofrer influência durante o exercício físico e o envelhecimento.

Você já ouviu falar sobre o coração, que ele é conhecido como uma bomba que leva o sangue para ser distribuído por todo o nosso corpo. De fato, essa afirmativa que vem sendo dita para nós deste a infância é verdade, mas o que é preciso conter nessa bomba para que ela funcione? E como esse sangue flui pelo nosso corpo? O que são artérias e veias? Qual a influência de exercício físico nesse sistema? 
O sistema cardiovascular é formado pelo coração, que é uma bomba que ejeta o sangue oxigenado por meio de vasos sanguíneos, sendo um circuito fechado e especializado em carregar o sangue para todos os órgãos do nosso corpo, e depois recolhe o gás carbônico, que é produto do metabolismo celular, e, então, drena esse sangue desoxigenado de volta para o coração. Durante o exercício físico, o sistema cardiovascular sofre alterações para melhorar o seu desempenho de distribuir o sangue oxigenado o mais rápido possível para os músculos que estão em pleno funcionamento, portanto, deve ser estudado mais detalhadamente para se compreender os seus componentes, a anatomia de cada parte do coração e qual a função de cada uma delas. 

Vamos imaginar que você tem uma empresa de assessoria esportiva em que as pessoas contratam profissionais de educação física para treino de corrida. A sua especialidade é em corridas de rua de até 100 km e corrida de montanha, levando o seu corpo a um nível avançado de condicionamento físico e uma melhora cardiovascular. Nesse caso, como estratégia, você separou seus alunos por grupos, de acordo com o nível de condicionamento aeróbico, denominados de acordo com o km alcançado por eles. 
Para os treinos, você utiliza estratégias para melhorar o desempenho dos seus alunos separando os exercícios em 3 etapas, sendo que 2 delas, que ocorrem durante a semana, são dedicadas a estratégias para a corrida, e aos sábados, é feita uma simulação da corrida por km específico de cada grupo. 
Durante a aula do grupo de 5 km para iniciantes, um dos alunos relata que o coração está muito disparado, a sorte é que, por segurança, você controla a frequência cardíaca de. Mas, por que é importante o monitoramento da frequência cardíaca? Qual a relação do coração com a atividade aeróbica? 
Então, agora eu convido você a conhecer esse sistema; vamos em busca de aprender e aprimorar os nossos conhecimentos, talvez, você já tenha ouvido esta frase de um autor desconhecido que diz: “O conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você”, por isso, aproveite cada oportunidade de adquirir conhecimento e seja aquele que se destaca dentro da sua profissão.

conceito-chave

O sistema circulatório apresenta duas divisões: sistema cardiovascular, constituído de coração, sangue e vasos sanguíneos, e o sistema linfático, constituído de órgãos linfáticos, linfa e vasos linfáticos. As principais funções desse sistema envolvem transportar e proteger, sendo esse sistema o principal local de transporte dos gases respiratórios e das substâncias produzidas e absorvidas pelo nosso corpo, além de ter a função de proteger, por conter células de defesa circulando nos vasos sanguíneos e linfáticos. A seguir, vamos conhecer a histologia e a anatomia desse sistema e como é o seu funcionamento.

Histologia do coração

O coração possui três camadas que formam suas paredes: a camada mais externa é denominada epicárdio, constituída de tecido conjuntivo; a camada média é denominada miocárdio e é constituída de músculo estriado cardíaco; e a camada mais interna é denominada epicárdio, que é constituída de células epiteliais, é contínua com o epitélio dos vasos sanguíneos e recobre as válvulas contidas dentro do coração (Figura 2.1).

Além disso, o coração é envolvido por um saco membranoso chamado pericárdio. O pericárdio possui duas partes: o pericárdio fibroso, sendo a lâmina externa com função de proteger e manter o coração no lugar, e o pericárdio seroso, que é a lâmina interna constituída de duas camadas, a lâmina parietal e visceral. A lâmina parietal do pericárdio seroso é mais externa e fica aderida no pericárdio fibroso, e a lâmina visceral do pericárdio seroso é mais interna e fica ancorada ao coração, e entre essas duas lâminas percorre o líquido pericárdico, que tem a função de diminuir o atrito entre as lâminas durante os batimentos cardíacos.

Figura 2.1 | Camadas do coração
Fonte: Van de Graaff (2003, p. 547). 
Exemplificando

O coração é composto por músculo estriado cardíaco, por esse motivo, a prática regular de exercícios físicos pode levar à hipertrofia cardíaca, que ocorre devido a alterações hemodinâmicas que modificam as condições de sobrecarga cardíaca durante as sessões de treinamento, melhorando, assim, o desempenho do coração.

Histologia dos vasos sanguíneos

A parede dos vasos sanguíneos varia de tamanho e espessura, e isso ocorre devido às ramificações que esses vasos sofrem, alterando o seu calibre. Sendo assim, os vasos sanguíneos são modificados progressivamente, passando de vasos de grande calibre a vasos microscópicos e a vasos de grande calibre novamente. Além disso, há cinco tipos de vasos: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.

Nesse sentido, a parede dos vasos sanguíneos possui três túnicas: externa, média e interna (Figura 2.2). A túnica externa ou adventícia é formada de tecido conjuntivo frouxo, sendo constituída de fibras elásticas e colágena; já a túnica média é constituída de músculo liso e fibras elásticas; por fim, a túnica interna é constituída de endotélio (epitélio pavimentoso simples), membrana basal e tecido elástico. De fato, o que difere os vasos sanguíneos é a presença ou ausência de uma ou mais túnica. 

Figura 2.2 | Camadas dos vasos sanguíneos
Fonte: Van de Graaff (2003, p. 556). 

Componentes do sangue

O sangue possui componentes que participam do processo de transporte de moléculas pelos vasos sanguíneos, participa de mecanismos imunológicos e de coagulação. O coração bombeia o sangue por meio dos vasos sanguíneos, sendo que o sangue possui um pH de 7,35 a 7,45 e uma viscosidade de 4,5.

Os componentes do sangue são divididos em parte celular e parte líquida. A parte celular é denominada elementos figurados, que são formados pelos eritrócitos, leucócitos e plaquetas, e constituem cerca de 45% do volume total do sangue; já a parte líquida é denominada plasma sanguíneo, que contém 91,5% de água, 7% de proteínas e 1,5% de solutos não proteicos, constituindo 55% do volume restante do sangue (Figura 2.3).

Figura 2.3 | Componentes do sangue
Fonte: Van de Graaff (2003, p.541). 

Anatomia do coração

O coração fica localizado entre os pulmões, em uma região denominada mediastino. Em um indivíduo adulto, o tamanho do coração equivale a uma mão fechada, apresenta um formato parecido com um cone, com sua base voltada para cima, local em que recebe os grandes vasos que o penetram, e o ápice, que tem uma forma arredondada voltada para parte inferior, apoiando-se no músculo diafragma, sendo formado pela ponta do ventrículo esquerdo. Para receber e ejetar o sangue, o coração possui quatro câmaras em seu interior, valvas que direcionam o fluxo sanguíneo pelas câmaras e impedem o refluxo, e vasos sanguíneos que conduzem o sangue para dentro e para fora do coração. 
As quatro câmaras do coração são divididas em duas câmaras menores localizadas em sua porção superior e chamadas de átrios direito e esquerdo, e duas câmaras maiores na porção inferior, chamadas de ventrículos direito e esquerdo (Figura 2.4). Na parede dos átrios, encontram-se os músculos pectíneos, que, quando contraem, impulsionam o sangue para os ventrículos, e cada átrio possui uma estrutura em forma de bolsa enrugada denominada aurícula. Além disso, entre o átrio direito e esquerdo, há uma parede de músculo cardíaco denominada septo interatrial, e entre os ventrículos também existe uma camada de músculo cardíaco que os separa, denominada septo interventricular, e a função desses septos é separar as câmaras, impedindo que o sangue do lado direito se misture com o sangue do lado esquerdo. Os ventrículos recebem o sangue dos átrios, em que o ventrículo direito ejeta o sangue para os pulmões e o ventrículo esquerdo ejeta o sangue para ser distribuído por todo o nosso corpo. Entre os átrios e ventrículos encontram-se as valvas atrioventriculares (direita e esquerda), que direcionam o fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos, e entre os ventrículos e os grandes vasos que saem do coração, encontram-se as valvas semilunares, chamadas de valva do tronco pulmonar e valva da aorta. 
A contração dos átrios direito e esquerdo acontece simultaneamente, ocasionado o seu esvaziamento, e após receber o sangue dos átrios, os ventrículos direito e esquerdo também se contraem ao mesmo tempo, ejetando o sangue para as artérias pulmonares ou aorta. As câmaras do lado direito do coração, o átrio direito e o ventrículo direito, recebem o sangue proveniente do metabolismo do corpo, ou seja, um sangue rico em gás carbônico (CO2), e conduz esse sangue até os pulmões, onde ocorre as trocas gasosas. Logo, as câmaras do lado esquerdo do coração, o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, recebem o sangue vindo dos pulmões e rico em oxigênio (O2) e, então, ejetam esse sangue em uma grande circulação para ser distribuído pelos tecidos do corpo.

O átrio direito recebe o sangue rico em CO2 por duas grandes veias: a veia cava superior, que drena o sangue da cabeça e dos membros superiores, e a veia cava inferior, que drena o sangue dos membros inferiores e abdome. Com a contração do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita ou valva tricúspide, que se mantém aberta pela contração dos músculos papilares localizados na parede dos ventrículos, e ancorado a eles estão as cordas tendíneas, que puxam as três cúspides que formam a valva atrioventricular direita. Então, o ventrículo direito contrai, levando ao fechamento da valva atrioventricular direita e à abertura da valva do tronco pulmonar, e o sangue é conduzido para o tronco pulmonar, que se divide em artérias pulmonares direita e esquerda, conduzindo o sangue para os pulmões.

Assim sendo, após acontecer a troca dos gases entre os capilares pulmonares e alvéolos pulmonares, o sangue rico O2 retorna para o átrio esquerdo através de duas veias pulmonares direitas e duas veias pulmonares esquerdas; o átrio esquerdo, então, contrai, enviando o sangue oxigenado para o ventrículo esquerdo, que passa através da valva atrioventricular esquerda, também conhecida como valva bicúspide ou valva mitral, que se mantém aberta também pela contração dos músculos papilares que sustentam as cordas tendíneas que puxam as duas cúspides que formam a valva atrioventricular esquerda. Por fim, o ventrículo esquerdo contrai, levando ao fechamento da valva atrioventricular esquerda e à abertura da valva da aorta, e o sangue é conduzido para a artéria aorta, que sofre diversas ramificações para regiões superiores e inferiores do nosso corpo, a fim de distribuir o sangue oxigenado para todos os órgãos e tecidos do nosso corpo

Figura 2.4 | Anatomia do coração
Fonte: Tortora (2012, p. 382). 
Reflita 

O coração fica do lado esquerdo do peito? Falso, na verdade o coração está localizado na cavidade torácica entre os dois pulmões, em uma região denominada mediastino. Traçando uma linha mediana no corpo, o coração fica 2/3 um pouco para a esquerda.

Anatomia dos vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são um circuito fechado, permitindo, assim, que o sangue circule do coração para todos os tecidos do nosso corpo e retorne ao coração. Porém, existe uma diferença histológica de cada vaso sanguíneo, e isso ajuda a controlar a pressão do sangue nos vasos sanguíneos.

Assim sendo, o sangue, ao sair do coração, passa primeiro por vasos de grande e médio calibre, chamados de artérias, e, assim, progressivamente, os diâmetros vão se tornando cada vez menores, chamados de arteríolas e capilares. As artérias de grande calibre possuem as três túnicas, e entre os músculos lisos existe uma grande quantidade de fibras elásticas, por esse motivo, essas artérias conseguem suportar uma grande pressão do sangue ejetado pelo ventrículo, pois têm a capacidade de se expandir e, logo em seguida, retrair-se. Já as artérias de médio calibre e arteríolas são menos elásticas, possuem a espessura da túnica externa menor, sendo que seu diâmetro se destaca pela espessura da túnica média composta de músculo liso, além disso, esses vasos são considerados vasos de resistência. 
No entanto, os capilares são os vasos sanguíneos mais estreitos e conectam as arteríolas às vênulas, sendo considerados os vasos que realizam as trocas, pois é o local em que ocorrem as trocas entre os tecidos do nosso corpo e o sangue, realizando as trocas de nutrientes, resíduos e gases. São vasos revestido apenas pelo endotélio e apresentam três tipo: contínuo, descontínuo e fenestrado. Os capilares contínuos são quando as células endoteliais são contínuas, encontradas em músculos, pulmões, tecido adiposo e sistema nervoso central; já os capilares descontínuos são quando o endotélio se desconecta, são encontrados no fígado, na medula óssea e no baço; e os capilares fenestrados possuem poros, são encontrados nos rins, nas glândulas endócrinas e nos intestinos.

Então, os capilares se juntam e levam o sangue às vênulas, que drenam o sangue para as veias que transportam o sangue de volta para o coração. As vênulas mais próximas dos capilares são mais finas, pois possuem apenas duas túnicas: o endotélio (túnica interna) é revestido com a túnica externa muito fina, e à medida que as vênulas se afastam dos capilares, apresentam-se envolvidas pela túnica média, composta de algumas fibras de músculo liso.

As veias possuem as três túnicas, como as artérias, porém com características diferentes, sendo que a túnica externa das veias é mais espessa, formando a maior parte da sua parede. Além disso, as veias possuem o lúmen maior do que as artérias. 
Contudo, as veias dos membros inferiores apresentam válvulas, que são pregas formadas a partir da túnica íntima. Essas válvulas têm por finalidade auxiliar no retorno do sangue ao coração, pois, devido à ação da gravidade, o sangue encontra dificuldade de retorno, a depender da contração dos músculos esqueléticos que circundam o vaso.

Figura 2.5 | Artérias
Fonte: Tortora (2012, p. 762).
Figura 2.6 | Veias
Fonte: Tortora (2012, p. 781). 
Assimile

As artérias e as veias apresentam características diferentes, sendo assim, o pulso que conseguimos sentir sob a pele se refere à expansão e ao recuo de uma artéria. O pulso é mais forte em artérias que ficam localizadas mais próximas do coração, e à medida que se afastam dele, tornam o pulso mais fraco, por isso, existe alguns pontos específicos para realizarmos a palpação dessas artérias. A palpação mais comum ocorre da artéria radial, localizada no punho, e da artéria carótida comum, localizada no pescoço, próximo à laringe.

Circulação pulmonar 

A circulação pulmonar ou pequena circulação consiste na circulação coração-pulmão-coração (Figura 2.7), em que, a partir da contração do ventrículo direito, ocorre a abertura da valva tronco pulmonar e o sangue é ejetado através do tronco pulmonar, que se divide em artérias pulmonares direita e esquerda, por onde o sangue rico em gás carbônico passa para chegar até os pulmões. Nos pulmões, ocorrem as trocas gasosas pelo contato dos alvéolos e capilares pulmonares, assim, o sangue, que agora é rico em oxigênio, volta para o coração através das veias pulmonares direita e esquerda, e então, o sangue chega ao átrio esquerdo, onde termina a circulação pulmonar.

Circulação sistêmica

A circulação sistêmica ou grande circulação compreende a circulação que ocorre entre o coração e todos os tecidos no nosso corpo (Figura 2.7). Ela se inicia com a contração do ventrículo esquerdo, que, com a abertura da valva da aorta, permite que o sangue oxigenado seja ejetado através da artéria aorta, que distribui o sangue por todos os tecidos do corpo. Assim, após a entrega de todo o sangue oxigenado, os tecidos entregam para as veias o produto do metabolismo celular, o gás carbônico, que é transportado de volta para o coração. Por fim, as veias cavas superior e inferior drenam o sangue rico em gás carbônico no átrio direito, onde finaliza a circulação sistêmica.

Figura 2.7 | Circulação pulmonar e sistêmica
Fonte: Van de Graaff (2003, p. 539). 

Ciclo cardíaco

O ciclo cardíaco é o processo que envolve o enchimento e o esvaziamento das câmaras cardíacas, e cada ciclo apresenta duas fases: diástole e sístole. A diástole é o período do ciclo em que ocorre o enchimento dos ventrículos durante o relaxamento do músculo cardíaco; já a sístole é o período do esvaziamento dos ventrículos durante a contração do músculo cardíaco. 
O coração, antes de iniciar um ciclo cardíaco, passa por um breve momento de repouso, em que tanto os átrios como os ventrículos apresentam-se relaxados. Nesse momento, os átrios recebem o sangue proveniente das veias e iniciam o processo de enchimento, bem como a fase de diástole, em que os ventrículos começam a relaxar, causando a abertura da valvas atrioventriculares (direita e esquerda), e o sangue começa a fluir dos átrios para os ventrículos, levando ao fechamento das valvas semilunares (tronco pulmonar e da aorta) até que ocorra a contração dos átrios, que empurram o restante do sangue para dentro dos ventrículos, completando o seu enchimento.

Logo após os ventrículos se encherem, começa a fase de sístole, em que os ventrículos iniciam sua contração pelo ápice do coração, empurrando o sangue em direção à base, provocando o fechamento das valvas atrioventriculares (direita e esquerda), evitando, desse modo, que ocorra refluxo sanguíneo para os átrios. No entanto, com o início da contração ventricular, os átrios encontram-se relaxados e começam a receber o sangue proveniente das veias, e então, com a pressão gerada pela contração dos ventrículos, as valvas semilunares (tronco pulmonar e da aorta) se abrem e o sague passa através das artérias. E assim, os ventrículos iniciam o processo de relaxamento, e um novo ciclo cardíaco está para recomeçar.

Figura 2.8 | Ciclo cardíaco
Fonte: Silverthorn (2010, p. 496).

Por fim, nesta seção, abordamos os aspectos principalmente estruturais do coração e vasos sanguíneos, bem como conhecemos os tipos de circulação sanguínea presentes em nosso corpo e o ciclo do esvaziamento e enchimento cardíaco. Dessa maneira, a partir de todos esses temas descritos aqui, pudemos iniciar o estudo do sistema circulatório, que, junto com o sistema respiratório, desempenha um papel essencial para nossa sobrevivência.

faça valer a pena

Questão 1


Um paciente de 57 anos procurou assistência médica nas férias relatando falta de ar e tonteira. Após examinarem o seu coração, descobriram que ele apresentava uma variação anatômica, em que uma das valvas do coração apresentava um prolapso, havendo necessidade de uma cirurgia cardíaca. A anatomia do coração é muito complexa e envolve várias estruturas. 
Qual valva está ancorada pelas cordas tendíneas?

Assinale a alternativa correta.



Correto!

A alternativa correta é: valva atrioventricular esquerda, também conhecida como valva mitral ou valva bicúspide. As outras alternativas apresentam valvas que não são ancoradas pelas cordas tendíneas; somente as valvas atrioventriculares direita (tricúspide) e esquerda ficam ancoradas.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

O sistema circulatório é dividido em sistema cardiovascular e linfático. Dentro do sistema cardiovascular, estão inclusos o sangue, o coração e os vasos sanguíneos. Apesar de o sistema cardiovascular ser um circuito fechado, ele é dividido em grande circulação ou circulação sistêmica e pequena circulação ou circulação pulmonar.



Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

  1. A circulação pulmonar é a circulação entre o coração e os pulmões.
  2. Na circulação sistêmica, o sangue desoxigenado é ejetado pelo ventrículo esquerdo através da artéria aorta, que distribui o sangue por todos os tecidos do corpo.
  3. Na circulação pulmonar, o sangue oxigenado volta para o coração através das artérias pulmonares direita e esquerda.
  4. A circulação sistêmica é a circulação entre o coração e os tecidos do corpo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. 

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Alternativa correta: I e IV.

A afirmativa I está correta, pois a circulação pulmonar é a circulação em que o sangue sai do coração para os pulmões e volta ao coração.

A afirmativa II está incorreta, pois a alternativa diz que é o sangue desoxigenado que é ejetado pelo ventrículo esquerdo. O correto seria “na circulação sistêmica, o sangue oxigenado é ejetado pelo ventrículo esquerdo através da artéria aorta, que distribui o sangue por todos os tecidos do corpo”.

A afirmativa III está incorreta, pois, na circulação pulmonar, o sangue oxigenado volta para o coração através das veias pulmonares direita e esquerda e não pelas artérias, como afirma a alternativa.

A afirmativa IV está correta, a circulação sistêmica é a circulação em que o sangue sai do coração e é distribuído por todos os tecidos do corpo.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 3

O coração tem quatro câmaras: átrios direito e esquerdo e ventrículos direito e esquerdo. Os átrios são câmaras de recepção que bombeiam sangue para os ventrículos, e as ações sincrônicas das duas bombas atrioventriculares cardíacas constituem o ciclo cardíaco. 


Nesse sentido, julgue cada uma das afirmativas a seguir como (V) verdadeira ou (F) falsa.



(  ) Os ventrículos são câmaras que possuem a função de ejetar o sangue.

(  ) A contração dos átrios direito e esquerdo acontece separadamente, ocasionado o esvaziamento de cada átrio por ciclo. 
(  ) Os ventrículos são divididos por uma parede muscular que contém forames para que o sangue dos compartimentos direito e esquerdo se misturem.

(  ) A circulação que ocorre entre coração-pulmão-coração é denominada circulação pulmonar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Alternativa correta: V, F, F, V.

A segunda afirmativa é falsa, pois a contração dos átrios direito e esquerdo acontece simultaneamente, ocasionado o seu esvaziamento. 
A terceira afirmativa é falsa, porque os ventrículos são divididos por uma parede muscular denominada septo interventricular, que separa o sangue dos compartimentos para evitar que eles se misturem.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Referências

BRUM, P. C. et al. Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 18, p. 21-31, ago. 2004.

CURI, R.; PROCOPIO, J. Fisiologia básica. 2. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2017.

LAROSA, P. R. R. Anatomia humana: texto e atlas. São Paulo: Grupo GEN, 2016.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. Anatomia orientada para clínica. 8. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2018.

PROFESSOR LEANDRO BUENO. Anatomia cardiovascular – coração – aula prática. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3C1sYH8. Acesso em: 14 jun. 2021.

RHOADES, R. A.; TANNER, G. A. Fisiologia médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ganabara Koogan, 2005.

SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. 2. ed. Barueri: Editora Manole, 1991.

TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VAN DE GRAAFF, K. M. Anatomia humana. 6. ed. Barueri: Editora Manole, 2003

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!