Nossa história
De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), a brinquedoteca é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora. Gimenes e Teixeira (2011) afirmam que "podemos conceituar uma brinquedoteca como um espaço limitado, cujo interior encanta todas as pessoas".
Segundo Cunha (1992), a sugestão para a criação de um espaço infantil para brincar surgiu em Los Angeles, em 1934. No Brasil, a primeira brinquedoteca surgiu em 1981, fundada por Nylse Cunha na Escola Indianópolis.
Cavalcante Neto e Diniz (2018) afirmam que com o advento da tecnologia os comportamentos sociais foram inovados. Os ambientes de aprendizagem deixaram de ser pensados unicamente para espaços físicos e foram idealizados também para ambientes virtuais. Nesse contexto, a brinquedoteca virtual mostra-se uma ferramenta flexível e integradora.
As informações disponibilizadas no site contribuem para a formação de estudantes de graduação em Pedagogia e outras áreas afins e para a formação continuada de professores atuantes em escolas particulares, municipais e filantrópicas, além de outros ambientes informais de aprendizagem.
CAVALCANTE NETO, F. S.; DINIZ, J. R. B. Brinquedoteca virtual: ludicidade e tecnologia na Formação de novos pedagogos. In: CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 24. 3 a 7 de outubro de 2018. Florianópolis – SC. Anais… Florianópolis – SC: ABED, 2018.
CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A. et al. (Coord.) O direito de brincar: Brinquedoteca. São Paulo: Scritta/Abrinq, 1992.
GIMENES, B. P; TEIXEIRA, S. R de O. Brinquedoteca: manual em educação e saúde. São Paulo: Cortez, 2011.
Além de encantar todas as pessoas, é
Escolha os jogos abaixo
Quatro Tipos
Existem brinquedotecas que, embora tenham muitos pontos em comum, possuem algumas particularidades. Podemos classificar as modalidades de brinquedoteca em quatro grandes classes: as brinquedotecas comunitárias (brinquedotecas em clubes, entidades religiosas, ambientes residenciais), as brinquedotecas psicopedagógicas (brinquedotecas escolares, universitárias), as brinquedotecas hospitalares (instaladas em hospitais que atendem crianças hospitalizadas em regime de internamento) e especializadas (brinquedoteca terapêutica, geriátricas, brinquedotecas para reeducandos).
Selecione o tema:
Jogos, Brincadeiras: Cantadas, de Mãos, Histórias, Parlendas, Trava-línguas e Expressões Artísticas.
Como é o funcionamento:
Observe nos vídeos disponibilizados abaixo o modo como a brinquedista interage com as crianças, bem como a maneira que as crianças se relacionam:
Informações complementares
Clique nas imagens abaixo
Nossa equipe
© 2009 - 2019 Brinquedoteca Virtual. Todos os direitos reservados. | NIPE/DPM | Design by W3layouts.