Pedagogia em espaços não escolares

O QUE É EDUCAÇÃO?

A educação é um processo que acompanha o homem por toda a sua vida e nenhum ser da espécie humana está excluído de tal processo. Nesse sentido, educação significa, etimologicamente, o processo de guiar para fora, conduzir o sujeito externamente, considerando-se tanto o mundo exterior quanto para fora de si mesmo. 

Kant (2006, p. 11) afirma que “[...] por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação”. Ou seja, a educação em amplo sentido procura estabelecer as relações necessárias ao pleno desenvolvimento do indivíduo, sendo de fundamental importância refletir a respeito das necessidades de cada faixa etária.

Podemos afirmar que é na escola que ocorre o processo de educação entendido como a socialização da instrução. No entanto, não é apenas na escola que tal processo se configura, há diversos espaços que refletem diferentes modos de vida e que se apoiam em diferentes concepções educativas, apresentando-se sob uma determinada finalidade a fim de transformar ou reproduzir determinada realidade. 

O QUE É PEDAGOGIA?

Diferentemente do termo educação, o termo pedagogia não se faz tão presente nos discursos do senso comum, ou seja, constitui-se em uma terminologia mais complexa, uma vez que envolve o trato científico do processo educacional. 

A pedagogia surge no contexto da sociedade moderna, tendo como princípio basilar o de organização social, por meio da educação das novas gerações, entendendo a escola como instrumento para a concretização de seus objetivos, os quais estavam fundamentados na filosofia que explicava a realidade daquele contexto histórico. A sociedade emergente exigia assim ações que promovessem a propagação da ideologia burguesa, de seus princípios e de suas finalidades.

A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO COMO
OBJETO DA PEDAGOGIA

Definidos os conceitos de educação e de pedagogia, podemos compreender que a pedagogia, enquanto ciência, se utiliza da educação como objeto de estudo, buscando definir os diversos campos de atuação do pedagogo, uma vez que a educação se processa em diferentes âmbitos além da escola. 

A educação é um processo que visa à formação do homem de acordo com determinado objetivo, tendo o potencial para manter as relações de poder impostas pelo modo de produção capitalista ou transformá-las, ou seja, apresenta-se historicamente e socialmente por diferentes paradigmas. Desse modo, é possível ao processo educacional exercer uma ação voltada ao domínio ou, ao contrário, estabelecendo uma relação de parceria em que os interesses coletivos prevaleçam sobre os individuais. Para isso, há de se estabelecer, por meio de um Sistema Nacional de Educação, objetivos educacionais que persigam a formação integral a fim de estruturar a condição de desenvolvimento do país enquanto nação, e não simplesmente um processo estritamente interessado em cumprir a agenda das necessidades capitalistas de produção de mão de obra excedente ao mercado de trabalho.

A educação é um direito inalienável e sua transformação em mercadoria, como atualmente se desenham as políticas públicas educacionais, é um equívoco conceitual que necessita ser discutido. 

Estabelecer as relações que se articulam entre os processos educacionais e as reflexões filosóficas inerentes à pedagogia, assim como as possibilidades metodológicas para a efetivação dos princípios que norteiam os objetivos educacionais que tenham por eixo a formação humana e a constituição de sujeitos comprometidos com a transformação da estrutura social é de fundamental importância a fim de que, por meio do saber científico, possamos, de fato, construir uma sociedade justa e democrática.

BONS ESTUDOS

Tipo do Produto:

WA_KLS_19-1_U1_S1

Nome do Produto:

Webaula KLS2.0

Nome da Disciplina

PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Semestre de Produção

2019.1

Informe a Prioridade:

1

Informe mídias externas utilizadas:

BOOTSTRAP

Caminho URL não preencher.

Quantidade Cliques