Alterações cicatriciais associadas às intervenções estéticas invasivas
As intervenções estéticas invasivas corporais, tais como: mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração, estão todas associadas às incisões na pele, sejam cortes para inserção de próteses, retirada de pele excedente ou introdução de cânula
de sucção.
As incisões geradas precisarão passar por processos fisiológicos de regeneração do tecido e formação de um tecido de regeneração. O processo cicatricial apresenta variáveis relacionadas às características de cada indivíduo, porém, podem
ocorrer alterações que dificultam o próprio processo do pós-operatório ou ainda que interfiram na qualidade da cicatriz gerada ou no resultado estético da cirurgia.
Estas alterações podem ser evitadas com a utilização de procedimentos que favoreçam o pós-operatório e caso elas aconteçam, há também a possibilidade de se usar técnicas estéticas para estabelecer um maior controle dessas alterações.
Entretanto, algo que deve ser destacado é que quanto mais adequada for a intervenção no pós-operatório, menores serão as chances dessas alterações acontecerem.
Existem formas diferentes pelas quais uma ferida pode cicatrizar, que dependem da quantidade de tecido lesado ou danificado e da presença ou não de infecção:
- Primeira intenção: é o tipo de cicatrização que ocorre quando as bordas são aproximadas, havendo perda mínima de tecido, ausência de infecção e mínimo edema. A formação de tecido de preenchimento é pouco visível.
- Segunda intenção: neste tipo de cicatrização ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.
Características de Cicatrização

- Pode haver ainda uma terceira intenção na qual a ferida apresenta complicações infecciosas que precisam ser tratadas anteriormente ao fechamento da ferida. A presença de contaminação nas incisões pode causar alterações no processo cicatricial, por isso, deve-se manter a limpeza do local do corte. A forma como o cirurgião realizou o procedimento e a qualidade da sutura que foi realizada irão também favorecer ou não a regeneração adequada do tecido.
Complicações estéticas mais comuns associadas às técnicas estéticas invasivas
Sabendo que a cirurgia provoca uma lesão nas células do local que foi lesionado, tem-se uma resposta inflamatória e a substituição desse tecido por um tecido cicatricial, composto basicamente por fibras de colágeno. Após o evento cirúrgico,
os macrófagos sinalizam para o organismo que há a necessidade da reparação
tecidual e daí se inicia o processo de ajuste, reparação e preenchimento do local. Neste processo de agressão gerada no tecido, podem se observar várias alterações, tais como, edema, equimoses, hematomas, necrose tecidual, hipoestesia,
seroma, formação de tecido cicatricial, cicatrizes e fibrose. Todas essas alterações são muito comuns em processos pós-cirúrgicos de lipoaspiração e abdominoplastia.
A seguir, conheceremos as alterações mais comuns associadas ao pós-operatório:
Interferências das intervenções estéticas corporais na vida dos pacientes
No pós-operatório o trabalho do Tecnólogo em Estética tem sido amplamente indicado, devido aos eventos clínicos comuns como edema, equimoses, lipodestruição, retração cicatricial, hematomas, fibroses e outros.

Mesmo quando as causas de desconforto psicológico são pequenas deformidades ou falhas estéticas menores, estas podem se tornar a causa de sentimento de inferioridade ou fator de conflito emocional.
Na cirurgia plástica, quando o resultado é inesperado, os arrependimentos são frequentes e irrevogáveis. Portanto é imprescindível que o cirurgião avalie as expectativas, e que saiba distinguir os motivos que levam um paciente a realizar
aquele procedimento. De forma paralela a isto o uso de intervenções pós-cirúrgicas auxilia este mesmo paciente a atingir seus objetivos de forma mais agradável e diminui os riscos associados a complicações.

- É comum observarmos uma melhora na auto-estima do paciente após a realização de uma cirurgia estética, mas também é possível encontrarmos aqueles que não obtiveram os resultados esperados e se frustrarem profundamente com essa situação.
Fonte: iStock.