Você sabia que seu material didático é interativo e multimídia? 
Ele possibilita diversas formas de interação com o conteúdo, a qualquer hora e de qualquer lugar. Mas na versão impressa, alguns conteúdos interativos são perdidos, por isso, fique atento! Sempre que possível, opte pela versão digital. Bons estudos! 


 Nesta webaula vamos conhecer os números naturais. Vamos aprender a construí-los e entender a origem das operações de adição e multiplicação.

Números naturais

A ideia central da construção dos números naturais é a noção de que todo número natural possui um sucessor (o equivalente de "somar 1" ao número). Esse sucessor deve ser único para cada número, e números diferentes devem ter sucessores diferentes. Assim, a partir do primeiro elemento do conjunto (o número 1), todos os outros serão obtidos (a questão se o zero deve ou não ser incluído nos números naturais não vem ao caso no momento; do ponto de vista descrito acima bastaria, ao inseri-lo, considerá-lo como o primeiro elemento do conjunto, cujo sucessor será 1). Formalmente, essa construção se dá por meio dos axiomas de Peano, nome esse que faz referência ao matemático Giussepe Peano (1858-1932). 
Vamos conhecer os axiomas. Para isso, vamos considerar  o conjunto dos números naturais (a ser construído) e postulamos que    tem as seguintes propriedades (LIMA et al., 2006):

Essas três propriedades são as chamadas de axiomas de Peano e são suficientes para a construção dos números naturais e das operações de adição e multiplicação, como veremos. Do primeiro axioma segue que, se mn , então s(m)s(n) , isto é, a primeira propriedade faz referência às funções injetoras, ou seja, não há dois elementos distintos no domínio com a mesma imagem, e também fala sobre a sequência de números que possuem sucessores (é imprescindível para a boa fixação dos conteúdos que você, estudante, faça no papel todas as passagens mencionadas aqui e que não foram demonstradas, e refaça todas as demonstradas, de preferência consultando o texto somente ao final da demonstração). O segundo axioma trata especificamente do número 1, que, apesar de possuir um sucessor, é o único que não é sucessor de nenhum outro. O terceiro axioma, denominado princípio da indução, é a base para a construção das operações de adição e multiplicação, assim como a demonstração de diversas propriedades dos números naturais.

Vamos então a essas operações. A adição, que associa ao par (m,n) o número m+n, é definida da seguinte maneira, a partir dos axiomas de Peano:

m+1=s(m)

m+s(n)=s(m+n)

Ao substituir s(n) por n + 1 e s(m + n) por (m + n) + 1, obtemos:

m+(n+1)=(m+n)+1

Note que utilizamos aqui somente as definições dadas nos axiomas 1 e 2, de modo que a construção não depende de nenhuma outra estrutura que não as já apresentadas. Ainda mais, as equações acima são válidas para qualquer número natural. Já a multiplicação de dois números, que associa ao par (m,n) o número mn , é obtida a partir das seguintes definições:

m1=m

ms(n)=mn+m

onde a operação de multiplicação deve ser feita sempre primeiramente à operação de adição.
Assim temos, rearranjando as equações:  m(n+1)=mn+m
Pelo terceiro axioma de Peano, o princípio de indução, mostra-se que:

 m+(n+p)=(m+n)+p (associatividade da adição) 
 m(n+p)=mn+mp (distributividade – relaciona a adição com a multiplicação)
 m+n=n+m (comutatividade da adição)
 mn=nm (comutatividade da multiplicação)

Você conheceu as principais características do conjunto dos números naturais. Lembre-se de que é importante destrinchar todas as passagens do texto que estudamos para seu aprendizado.

Tipo do Produto:

WA_KLS_2019-1_U1_S1

Nome do Produto:

Webaula KLS2.0

Nome da Disciplina

Análise Matemática

Semestre de Produção

2019.1

Informe a Prioridade:

4

Informe mídias externas utilizadas:

"Especifique mídias externas usadas (Locução / VideoScribe)"

Caminho URL não preencher.

Quantidade Cliques