Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Cozinhas centro-norte americanas

DESTAQUES DA COZINHA DA AMÉRICA DO NORTE: EUA E MÉXICO

A cultura alimentar dos Estados Unidos é um caldeirão de muitas outras culturas, cada uma trazendo suas próprias tradições culinárias. No caso da culinária mexicana, o milho é a base da dieta, assim como feijão e pimentas.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

Depois de todos os ensinamentos proporcionados por esta seção, perceba a influência dos ingredientes das Américas na culinária do mundo. 

Depois da primeira parte do evento de gastronomia, você já pôde identificar que há uma série de alimentos comumente identificados como americanos, por exemplo, hambúrguer, cachorro-quente, batata frita, bolo de carne, cookies, torta de maçã, frango frito, sopas, carne seca (jerky), etc. A cultura alimentar dos Estados Unidos é um caldeirão de muitas outras culturas, cada uma trazendo suas próprias tradições culinárias. Na cidade de Nova York, por exemplo, pode-se encontrar qualquer alimento de qualquer cultura, desde restaurantes chineses até muitos burritos. Você pode até se deparar com fusões dessas tradições culinárias em restaurantes, como um restaurante de sushi de inspiração espanhola. No entanto, nem sempre estes produtos são acessíveis a todos. Dada a urbanização e a rotina com pouco tempo para se alimentar, uma refeição de hambúrguer e batata frita de uma cadeia de fast-food é a "comida americana por excelência". O fast-food, juntamente com música pop e o jeans, é uma das maiores "exportações culturais" dos Estados Unidos. A fritura por imersão é uma das técnicas mais usadas.

Já para os mexicanos, o milho é a base da dieta, como tem sido por milhares de anos, geralmente sendo consumidos sob a forma de tortilla (pão plano). O milho também pode ser fervido para produzir pozole, um ensopado de milho saudável. Frutas e vegetais populares são tomates, tomatillos (tomates verdes), abóbora, batata-doce, abacate, manga, abacaxi, papaia e nopales (do cacto de pera espinhosa). Embora a carne bovina seja consumida, a galinha e a carne de porco são mais comuns. A maioria dos mexicanos continua a comer diariamente milho, feijão e pimentas. Guisados e braseados são técnicas muito comuns nesta cozinha.

Avançando na prática

A influência da cozinha mexicana nos Estados Unidos

Alimentos e sabores do México influenciaram a culinária americana durante séculos, mas na última metade do século XX os alimentos de inspiração mexicana encontraram seu caminho para todos os recantos do país, fundindo-se aos pratos americanos. Juntamente com alimentos tradicionais, como tortillas, tacos, tamales, enchiladas e salsas, surgiram novos pratos que refletem uma mistura de culturas mexicanas, regionais americanas e outras culturas latinas.

Para residentes mexicano-americanos e imigrantes mexicanos, a tradução de seus alimentos tradicionais em livros de culinária, restaurantes e produtos de supermercados forneceu uma receita para o sucesso econômico, além de uma fonte de orgulho cultural. A maioria dos americanos alimenta-se de algum produto da cozinha mexicana com frequência, embora haja uma tensão constante sobre o fluxo de imigrantes mexicanos nos EUA.

O Tex-Mex é um dos conceitos básicos quando nos referimos a esta mistura: a fusão que se deu entre a comida mexicana e do Texas. As principais características incluem o uso intenso de queijo, cominho, pimenta em pó e carne bovina, mas esse é apenas o começo dessa cozinha sempre em evolução.

É evidente que muito da culinária mexicana está presente em quase todos recantos dos Estados Unidos, para marcar essa influência, identifique um prato mexicano que faz parte da rotina diária do americano, que teve sua popularidade concretizada e passou a ser produzido em grande escala. 

Um dos pratos de origem mexicana que caíram no gosto americano foram as tortillas, que para atender à crescente demanda teve seu processo tradicional mecanizado e começou a usar o trigo no lugar do milho. A década de 1940 viu avanços significativos na fabricação de tortillas, como o uso de motores a gás de pequena escala e motores elétricos com moedores de grãos úmidos para fazer massa. Atualmente, por causa do altíssimo grau de consumo de tortillas nos Estados Unidos, elas passaram de comida étnica para o status de alimento básico nas dietas americanas. As tortillas têm uma variação enorme de possibilidades, podem ser moldadas, como nachos (chips), além das versões recheadas, como burritos, quesadillas e tacos, são muito convenientes e podem ser uma refeição completa.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!